cascaneia

Os motivos que fazem o verão em Gaspar ser destaque na economia local

Todos os anos, empresários e poder público desenvolvem um conjunto de estratégias para a temporada de verão em Gaspar. O que, não por acaso, é a mais quente das estações no sentido literal e figurativo.

Ela coincide com o recesso escolar, com as festividades natalinas, com o ano novo e o Carnaval. Um período voltado ao lazer, à diversão e ao merecido descanso.

Muitas pessoas querem usar o tempo livre para conhecer novos destinos ou fazer aquela tradicional viagem de férias ao Litoral, mas Gaspar pode se considerar dentro da lista dos destinos de verão dos turistas.

Fizemos já alguns posts sobre como o verão pode ser aproveitado em Gaspar, mas dessa vez, aproveitamos algumas informações que a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, a Santur, fez com um levantamento de diferentes setores para compreender a importância da temporada de verão para a cidade. Vamos lá:

Ocupação da rede hoteleira e crescimento no fluxo de veículos no verão em Gaspar

Entre outros aspectos, o movimento da temporada ajuda a elevar as taxas médias de ocupação da rede hoteleira da cidade. A expectativa dos empresários do ramo no estado é fechar janeiro com uma média de ocupação de 87% no litoral, 92% nas estâncias termais e 90% na Serra.

Inclusive, listamos aqui as hospedagens de Gaspar que mais se encaixam no seu gosto.

O verão também gera impacto direto nos transportes terrestres, que ainda é o meio mais utilizado. No último verão, considerando o período de dezembro de 2018 a março de 2019, o fluxo de veículos em rodovias de toda Santa Catarina aumentou 26% em relação ao período fora da temporada, segundo registros da concessionária Autopista Litoral Sul/Arteris.

Foram mais de 1,3 milhão de veículos, com uma média de 11,1 mil veículos por dia. O tráfego intenso deve se repetir na temporada 2019/20, tomando por base o movimento no último mês de novembro: foram 280 mil veículos a mais em comparação ao mesmo mês em 2018.

Esse fluxo de veículos em Gaspar pode ser facilmente encontrado em pontos específicos de turismo da cidade, como a Rota dos Parques Aquáticos:

Arquivo Jornal Metas

Rota dos Parques Aquáticos significa alternativa ao calor no verão em Gaspar

Também já falamos sobre como os Parques Aquáticos de Gaspar são uma boa opção para o verão. E não é por menos!

Os investimentos que os parques aquáticos e recantos naturais fazem são para atender a demanda das pessoas que chegam até esses locais como uma alternativa do litoral catarinense.

Esses investimentos trazem ainda mais pessoas. Essas pessoas trazem ainda mais necessidade de demanda. Essas demandas geram mais empregos, e dessa forma a economia local vai crescendo!

Aliás, falando em empregos:

Novas empresas e mais empregos

Se por um lado o turismo exige investimentos em melhores infraestruturas e serviços, por outro é essencial para mover a engrenagem da economia no estado.

O surgimento de novas empresas, por exemplo, é um dos indicadores que confirma que o setor tem a capacidade de impulsionar diferentes áreas. 

Inclusive já falamos aqui que Gaspar está na lista de cidades em Santa Catarina que oferece bastante vagas de emprego.

Segundo dados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), no ano de 2019 foram abertas 12,4 mil empresas vinculadas ao turismo, um crescimento superior a 62% em relação ao ano de 2018, quando foram criadas 7,6 mil empresas.

O setor de alimentação foi responsável por 53,3% das empresas criadas em 2019, seguido pelas empresas de transporte, com 29%, negócios relacionados à cultura (8%), agências de viagem (5%) e meios de hospedagem (5%).

Mais empresas, mais empregos. Dados do Ministério do Trabalho apontam que em 2019 foram gerados mais de 21 mil empregos formais no verão 2017/18 em Santa Catarina, em comparação ao período fora de temporada.

Isso representou um incremento de 15% durante os meses de dezembro e março, em relação ao período de abril a novembro. É o calor do verão mantendo aquecida a economia catarinense e também a de Gaspar!

Encontre o serviço ou empresa mais próxima de você, além de conteúdos de Gaspar no Guia Município!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.