Tire suas dúvidas para o cadastro biométrico em Gaspar, necessário para 2020

Divulgação TRE/SC

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina voltou a alertar para a necessidade da realização do cadastro biométrico em Gaspar. No total, 17.544 (37,4%) dos 46.921 eleitores do município ainda não realizaram a biometria até o último dia 2 de janeiro, percentual considerado alto.

A biometria está sendo implantada em todo o país e deve ser concluída até 2020. O cadastramento visa aumentar a segurança e legitimidade da votação.

O cadastramento pode ser feito de segunda à sexta, do meio-dia às 18h ou das 18h às 19h, em caso de agendamento. O atendimento pode ser agendado pelo site do TRE ou pelo telefone 0800 647 3888 (13h às 19h).

O que é preciso levar para realizar o cadastro biométrico?

O eleitor deve levar documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência atual e, caso possua, título de eleitor. Para o primeiro título, eleitores homens, maiores de 18 anos, devem apresentar também o comprovante de alistamento militar.

Como ocorre o cadastro biométrico?

O procedimento é rápido e gratuito. Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados (nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial, etc).

Depois é registrada a assinatura (imagem em formato digital), foto e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos. Ao fim, é entregue o título eleitoral atualizado.

O que acontece se não for feito o cadastro?

Quem não realizar o cadastro biométrico terá o título eleitoral cancelado e não poderá votar, ficando sujeito a uma série de restrições como proibição de obter passaporte e de se inscrever em concurso público, entre outras restrições.

Onde posso realizar o cadastro biométrico em Gaspar?

O Cartório Eleitoral de Gaspar fica próximo ao Fórum, na Rua Prefeito Julio Schramm, n. 33, bairro Sete de Setembro. O local é aberto de segunda à sexta, das 12h às 18h para agendamento ou senha, e das 18h às 19h somente com agendamento.

Para tirar mais dúvidas, acesse tre-sc.jus.br.

Encontre serviços e conteúdos da sua cidade no seu Guia Município!