Produção de arroz em SC deve crescer 4,6%

Em Gaspar, o plantio do arroz iniciou em agosto | Arquivo Jornal Metas

Santa Catarina inicia bem a safra 2019/2020, com boas perspectivas para a produção de arroz, apesar da estiagem que provocou um atraso de plantio dessa safra atual.

Segundo informações da Epagri, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, o problema da estiagem não comprometeu a produção de arroz até agora.

O setor estima que a produção atinja 1,15 milhão de toneladas, cerca de 4,6% a mais do que na última safra, encerrada em maio.

O que motivou a produção de arroz a crescer?

O principal fator do crescimento é a alta da produtividade, que deve chegar a 4,9%. Em 2018, a lavoura sofreu com excesso de calor no período de floração da planta. 

O problema provocou a valorização do grão. Em setembro, a saca de 50 kg foi vendida a R$ 43,02 em preços pagos ao produtor, alta de 3,38% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Sul é a principal região produtora de Santa Catarina. Na microrregião de Araranguá, são 51,5 mil hectares destinados ao plantio do grão. Em Criciúma, mais 20,8 mil hectares e em Tubarão, 20,5 mil hectares.

Já a microrregião de Joinville destinará 18,1 mil hectares à cultura. O total do Estado deve chegar a 143 mil hectares.

*Com informações do Jornal Metas.

Confira mais conteúdos no Guia Município!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.