jovem de gaspar precisa de ajuda 1

Jovem de Gaspar precisa de ajuda para tratamento de câncer raro

Nesta semana, a imagem de uma jovem de Gaspar que precisa de ajuda tomou conta das redes sociais e grupos de whatsapp.

A campanha pede ajuda para a gasparense Johana Ignês Pereira, de 23 anos, diagnosticada com câncer no ovário com metástase no peritônio. A ação busca arrecadar recursos para que ela possa pagar por um procedimento cirúrgico de alta complexidade que precisa ser feito em São Paulo. A cirurgia é a única solução para salvar sua vida.  

Veja mais detalhes sobre como ajudar a seguir:

Jovem de Gaspar precisa de ajuda para cirurgia

Johana descobriu o câncer no fim do mês de março, quando procurou um hospital em Blumenau após apresentar sintomas da COVID-19. O resultado positivo foi confirmado no dia 23, sendo o primeiro caso do novo coronavírus em Gaspar.

Devido à doença, a jovem de Gaspar que precisa de ajuda desenvolveu uma pneumonia e precisou fazer uma tomografia. O exame, porém, revelou que a COVID-19 seria apenas um dos obstáculos que a estudante de Arquitetura teria que enfrentar.

Eu estava internada em uma área isolada do hospital e podia falar com minha família apenas pelo celular. O médico veio até o quarto e disse que tinha alguma coisa em meu abdômen e que seria necessário uma cirurgia. Porém ele não deu detalhes do que era e disse que eu precisaria procurar um médico específico. Em nenhum momento ele falou em câncer. Mas, em seguida, uma psicóloga da área de oncologia veio falar comigo e então eu soube que era um tumor.

Johana Ignês Pereira, jovem de Gaspar que precisa de ajuda.

Assim que terminou o período do isolamento social, Johana consultou um oncologista e ficou decidido que a jovem de Gaspar que precisa de ajuda faria uma cirurgia para a retirada do tumor. O procedimento aconteceu no dia 17 de abril, mas sem sucesso.

Quando o médico me abriu ele viu que o tumor era muito grande e que já estava muito espalhado e próximo de outros órgãos, como o intestino. Então ele optou em apenas retirar uma amostra para biópsia.

Johana Ignês Pereira, jovem de Gaspar que precisa de ajuda.

O início do tratamento e a necessidade da cirurgia

Quando o resultado ficou pronto, Johana foi orientada a procurar um médico especializado em ginecologia oncológica. O profissional foi localizado em São Paulo e as consultas feitas à distância. Em paralelo, a jovem gasparense continuou a ser acompanhada pela equipe de Blumenau.

Ela explica que a ideia era fazer a quimioterapia para diminuir o tamanho do tumor e então fazer o procedimento. Ao todo seriam três sessões mas Johana parou após fazer duas delas.

Os exames de sangue e a tomografia mostraram que as duas sessões de quimioterapia não adiantaram e que o tumor continuava do mesmo tamanho.

Johana Ignês Pereira, jovem de Gaspar que precisa de ajuda.

A jovem de Gaspar que precisa de ajuda soube, então, que a única saída é realizar a cirurgia mesmo sem a redução do tamanho do tumor. 

Devido à complexidade do procedimento pelo qual a jovem precisa ser submetida, ele precisa ser feito por um cirurgião oncológico ginecológico especialista em peritônio. O problema é que não há este profissional em Santa Catarina e o plano de saúde de Johana é regional.

É uma cirurgia complexa, com uma recuperação de três semanas internada no hospital, sendo pelo menos 10 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Johana Ignês Pereira, jovem de Gaspar que precisa de ajuda.

Sendo assim, levando em consideração o custo da cirurgia, tempo de internação no hospital, medicamentos e estadia dos pais da jovem em São Paulo os custos ficam em aproximadamente R$300 mil. “Não temos este dinheiro, por isso estamos pedindo ajuda”.

O início da campanha para a jovem de Gaspar que precisa de ajuda

Johana diz que a ideia inicial era fazer a campanha entre familiares e amigos mas a ação tomou uma proporção muito maior ao ser divulgada nas redes sociais. Em apenas dois dias, a jovem já conseguiu arrecadar R$150 mil – metade do valor necessário.

Fiquei um pouco nervosa com a repercussão do caso mas ao mesmo tempo muito feliz. Estou recebendo muitas mensagens de apoio e agradeço desde já todos que estão me ajudando.

Johana Ignês Pereira, jovem de Gaspar que precisa de ajuda.

A cirurgia está marcada para o dia 9 de julho e, até lá, Johana está confiante que conseguirá os recursos. Desde o diagnóstico até a notícia de que precisaria fazer cirurgia, Johana não sentiu medo.

Estou um pouco nervosa por causa da cirurgia pois é um procedimento muito grande. Mas estou confiante. Somos uma família que acredita muito em Deus e que reza muito. Tenho certeza que isso faz toda a diferença. Acredito e confio nas informações dos médicos. Minha doença é grave, é rara, mas tem cura – a cirurgia. E este é meu foco.

Johana Ignês Pereira, jovem de Gaspar que precisa de ajuda

Como ajudar:

Banco do Brasil 

Agência: 0921-0

Conta corrente: 31.278-9

CPF: 108.334.649-06

Johana Ignês Pereira 

*Com informações do seu Jornal Metas.

Aproveite para procurar por serviços ou empresas mais próximas de você no Guia Município!