27

Empresários se unem para tornar o Villa D´Itália modelo turístico

O potencial turístico do Villa D’Itália, que fica na região do Gasparinho, fez com que empresários se unissem pela causa, para tirar um projeto que valorize a cultura dos italianos na região. Você confere mais sobre o projeto a seguir:

Villa D’Itália pode se tornar modelo turístico

Paisagens encantadoras, vasta história cultural e uma comunidade muito alegre e receptiva. Tudo isso, aliado a atrativos gastronômicos e de lazer e entretenimento em meio à natureza, tornam o bairro Gasparinho, em Gaspar, um lugar mais do que especial.

A beleza da região atrai vários ciclistas e adeptos de outros esportes ao ar livre, como cavalgadas e trilhas ecológicas. Cenário da JM Run – corrida de rua promovida pelo Jornal Metas – o bairro tornou-se também muito disputado pelos corredores, que descobriram o encanto do bairro após participarem da prova. Ou seja, diariamente e principalmente nos fins de semana, o Gasparinho é destino para diversos turistas.

Percebendo o potencial do bairro, a comunidade empreendedora local se juntou para colocar em prática o projeto Villa D’Itália – um pontapé inicial e organizado para desenvolver de vez o turismo na região.

Saindo do papel

O planejamento começou a sair do papel no início deste ano e resultou em um roteiro cheio de atrações, elaborado com a participação da Associação de Moradores.

“Queremos tornar o Gasparinho um bairro modelo neste sentido, com atrações durante todo o ano”, ressalta a coordenadora de Marketing do Fazzenda Park Hotel, Mayara Testoni.

O empreendimento – reconhecido nacionalmente – está localizado na região e é um dos oito atrativos do roteiro (veja mapa). Ela explica que todos os empresários do bairro foram convidados a participar mas que, por enquanto, nem todos os estabelecimentos quiseram ser incoporados no projeto. “O roteiro já está funcionando e as atrações inseridas são extremamentes profissionais”, garante.

O potencial turístico do Villa D’Itália

O bairro foi colonizado a partir de 1875 por europeus, principalmente os italianos – daí a justificativa para o nome do roteiro.

Evandro Coradini pertence à terceira geração da família e vê no Villa D’Itália a oportunidade para continuar no Gasparinho. “O turismo é uma forma das famílias preservarem suas terras, suas origens”, defende.

Hoje, ele é sócio-proprietário da Casa Cida & Evandro – restaurante que abriu as portas no início deste ano e que também é uma das atrações do roteiro. “Acredito no futuro, por isso investi no bairro. Mas temos que ter consciência de que nada acontece de um dia para o outro. Minha expectativa é colher os frutos deste projeto daqui há cinco anos. Grandes atrativos turísticos iniciaram assim, de forma tímida, e hoje são grandes atrações”, opina.

De portas abertas desde 1996, a Truticultura Bertoldi já tem seus clientes fiéis. Mas, nem por isso, deixou de aderir ao roteiro. Um dos sócios-proprietários do restaurante, Dionísio Bertoldi, defende a união de todos para o fortalecimento do turismo na região e, consequentemente, para os negócios.

Assim como os outros estabelecimentos, a truticultura também sabe da importância de inserir a comunidade local no projeto Villa D’Itália. Por isso, a comissão formada para organizar o roteiro lançou o concurso “Meu Doce Lar”, que vai premiar as três residências com os mais belos jardins.

“Assim, os moradores se envolvem com as ações do roteiro e colaboram para deixar o bairro ainda mais bonito”, afirma Dionísio. Ele lembra que a comunidade já colaborou com outras ações, como a instalação das lixeiras e placas de ruas personalizadas.

Organização do projeto

A intenção da comissão era lançar o Villa D’Itália com um grande evento, mas não foi possível devido à pandemia da COVID-19. Entretanto, todos já estão convidados a prestigiar as atrações do roteiro e vivenciar inesquecíveis experiências.

“Nossa missão é tornar o bairro um destino turístico e de lazer para as famílias. Por isso, prezamos não só pelos atrativos, mas pela limpeza e organização do bairro, bem como o atendimento familiar, sem esquecer de resgatar a cultura italiana”, afirma Mayara.

Agora organizado, a missão da comissão é fazer com que o Villa D’Itália se torne conhecido e comece a ser prestigiado pelos turistas. Para isso, foi criada uma identidade e lançada a página oficial do roteiro na rede social facebook.

O roteiro do Villa D’Itália 

1 – FAZZENDA PARK HOTEL

Paraíso com mais de dois milhões de m² em meio à natureza e reconhecido nacionalmente como o melhor hotel-fazenda do Brasil. O empreendimento proporciona contato com anmais da fazenda e completa estrutura de lazer, como pedalinho, pescaria, cavalgadas, passeiso de charrete, arvorismo, entre tantas outras atrações. 

-> Whatsapp: (47) 98498 8880   

2 – IGREJA SANTO ANTÔNIO

Localizada no coração do Villa D’Itália, a Igreja Santo Antônio é o cartão postal do bairro. Conta com uma arquitetura provençal e ambientes amplos e modernos. A igreja também promove, há mais de 80 anos, a tradicional festa em celebração ao padroeiro Santo Antônio, o “santo casamenteiro”.  

3 – BISCOITOS MARIA HELENA CORADINI

Fabricação caseira, possui 12 tipos de doces assados em forno a lenha. Oferece também anexo à fábrica, uma loja com produtos coloniais produzidos na região, como queijos, salames, geleias, cachaças, cervejas artesanais e vinhos.  

-> Whatsapp: 99167 0956 

4 – CASA CIDA E EVANDRO

Lugar aconchegante onde a natureza e a gastronomia recebem os clientes de braços abertos. No restaurante é possível embarcar em uma viagem gastronômica de aromas e sabores inesquecíveis, desde o Japão, com as especiais noites de sushi, até a Itália, com os deliciosas noites de massas e risotos.  

-> Whatsapp: (47) 98498 7798 

5 – ENGENHO DO NONO

Ambiente que proporciona aos clientes o contato com a natureza e a oportunidade de visitar o alambique que produz cachaça há mais de um século. A degustação da bebida e de licores é outra atração do local, que oferece também almoço e café colonial. 

-> Whatsapp: 98828 1596

6 – POUSADA TIA TERÊ

Casa preservada há mais de 120 anos com 16 leitos para hospedagem. Possui piscina ao ar livre, lago para pesca e horta orgânica.  

-> Whats app: (47) 99931 2196

7 – BUCHMANN EVENTOS

O estabelecimento oferece almoço e jantar e também pode ser locado para a realização de eventos particulares. Além disso, conta com uma loja de conveniência com produtos coloniais e artesanais. Os clientes também podem visitar o museu e engenhos.  

-> Whatsapp: (47) 99942 5787 

8 – TRUTICULTURA BERTOLDI

Localizada em meio a um milhão de m² na preservada mata nativa, conta com tanques para pesca e restaurante – no cardápio, tilápias frescas acompanhas de guarnições caseiras feitas em fogão à lenha. O estabelecimento funciona desde 1996 e, por ano, produz em seus tanques 10 mil trutas.  

-> Whatsapp: 99903 8456

*Com informações do seu Jornal Metas.

Aproveite para procurar por serviços ou empresas mais próximas de você no Guia Município!