restaurante barracão 1

Cheirinho de comida caseira: a história do Restaurante Barracão

Um Restaurante que conquistou clientes em menos de um ano. Tudo graças à qualidade da comida caseira de dona Rosa. A seguir, você vai conferir a história do Restaurante Barracão.

A qualidade da comida caseira no Restaurante Barracão

Há quase um ano a rotina dela é a mesma. Ao lado do marido, Antônio Benassi, Rosa Benassi acorda às 5 horas da manhã para administrar o seu próprio empreendimento.

O Restaurante Barracão fica na Rua Lino Vicente Alberici, próximo à Rodovia Ivo Silveira (SC-411). Um sonho antigo, mas que ela deixou de lado por um período, quando precisou se dedicar ao empreendimento do marido no ramo têxtil. “Eu sempre quis ter um restaurante, hoje estou realizando esse sonho”, revela.

Rosa já havia trabalhado em outros restaurantes em Blumenau. A cozinha é algo que a faz se sentir bem e orgulhosa. “Meu marido visualizou este ponto aqui, onde funcionava o galpão de uma indústria têxtil”, recorda.

A ajuda da comunidade

Antônio foi atrás de recursos, e recebeu uma grande ajuda da comunidade para iniciar o negócio. Aliás, o casal diz que os moradores do Barracão tem um grande espírito de solidariedade, tanto que a igreja [Nossa Senhora do Rosário] cedeu o estacionamento para que o casal pudesse cuidar e aproveitar o espaço para os clientes.

A igreja, que fica a menos de 200 metros do restaurante, possivelmente cedeu o espaço como forma de retribuir toda a ajuda que Rosa e Antônio prestaram até hoje. O casal sempre foi muito participativo nas festas da paróquia Nossa Senhora do Rosário.

A surpresa da clientela fiel do Restaurante Barracão

Antônio pensou em instalar o Restaurante Barracão próximo à rodovia em função das muitas empresas no entorno, mas acabou surpreendido com clientes de toda a comunidade. “Todos os dias vem muitas pessoas aqui da região comer no restaurante. O pessoal se ajuda muito aqui no bairro”, elogia o comerciante.

Essa receptividade da clientela tem outro segredo: a qualidade da comida servida no Restaurante Barracão. “Se você entrar na minha cozinha, vai ver que não uso temperos prontos, que salinizam e estufam. Meus temperos são sempre naturais”, garante a cozinheira.

Aliás, a qualidade da comida preparada por Rosa não se resume apenas aos temperos naturais. Ela diz que faz questão de preparar a tradicional comida caseira. “Meu restaurante já está ficando conhecido pelo fato do cardápio ter gostinho de comida caseira, sabe? eu gosto disso”, explica.

O prato preferido da clientela é o tortei de carne de galinha, que o restaurante inclui nos cardápios das quartas-feiras e sábados. Nestes dois dias, o local costuma reunir clientes que vem exclusivamente degustar a iguaria italiana. “A gente observa um aumento de pessoas que chegam para almoçar aqui nesses dias, só pra comer o tortei de carne de galinha”, comenta Rosa.

Elogios são sempre bem vindos

Antônio conta que vários clientes fazem questão de elogiar a comida diretamente para a cozinheira logo após almoçarem. “Eu não faço questão que as pessoas elogiem o restaurante, mas é muito bom quando elogiam”, observa.

Antes da pandemia, Antônio notou um potencial grande de crescimento do empreendimento. Algo que ele e a esposa querem manter mesmo depois da COVID-19. Para isso, o casal busca atrair a confiança dos clientes. Eles oferecem máscaras, álcool em gel e obedecem o distanciamento recomendado entre as mesas, para que as pessoas possam se servir com tranquilidade e segurança.

“As pessoas chegam ao restaurante um pouco receosas, mas depois que percebem que estamos atendendo às exigências de segurança, retornam outras vezes”, revela Antônio.

Segundo ele, os próprios clientes respeitam as regras. “Quando veem que o lugar está lotado, acabam levando uma marmita ou comem no carro. Eu já vi isso acontecer diversas vezes”, relata. O Restaurante Barracão também recebe muitos clientes de outros bairros de Gaspar.

Delivery

A pandemia do novo coronavírus fez crescer a vende de marmitas, também conhecidas como “quentinhas”. O restaurante também aposta no delivery, com entregas a domicílio nos bairros Barracão, Bateias e Óleo Grande.

O estabelecimento gastronômico é mais um sonho de empreendimento que virou sucesso no Barracão. Diariamente, Rosa prepara alimentos de qualidade para a uma clientela fiel e exigente. “Sempre busco aprimorar a refeição, pois o importante é gostar do que se faz”, finaliza.

*Com informações do seu Jornal Metas.

Aproveite para procurar por serviços ou empresas mais próximas de você no Guia Município!