MINORE DESTAQUE

Empresa gasparense é a primeira no estado a obter a certificação 14001

Pouco mais de um ano depois de intensificar as ações, a gasparense Latina Confecções – dona da marca Minore – conseguiu obter o ISO Ambiental, que aprimora o Sistema de Gestão Ambiental. A empresa, localizada no bairro Margem Esquerda, é a primeira do ramo têxtil a obter a certificação 14001 em Santa Catarina. A aprovação veio há poucos dias, após realizada a última auditoria na empresa, no dia 28 de fevereiro. “Corrigimos alguns aspectos nos quais havíamos reprovados e então fomos aprovados. Acredito que, a partir de agora, somos referência no mercado têxtil, principalmente em nosso estado”, ressalta o coordenador de marketing da empresa, Oberdan Possamai. O coordenador explica que o processo para obter a certificação iniciou em 2018 e a adesão às boas práticas envolveu todos os colaboradores, desde o setor produtivo ao administrativo. Foram meses de palestras, auditorias e readequação, sendo que todo o processo foi acompanhado e orientado por uma engenheira ambiental.

“Um dos nossos grandes feitos foi a implementação da coleta seletiva de resíduos. Nosso lixo reciclável já era separado há muito tempo, mas passamos a separar também os resíduos orgânicos e reutilizar alguns produtos, fazendo mesas, bancos, banquetas e vasos para o plantio de plantas”, afirma. A empresa também iniciou a pavimentação do estacionamento e das áreas de carga e descarga, onde o fluxo de veículos é mais intenso. “Isto impede a contaminação do solo por meio de óleos e outro fluidos dos carros”, explica Possamai.

Segundo o coordenador, a empresa nunca teve histórico de poluição ou outras atividades consideradas incorretas. “Porém, durante a busca pelo ISO Ambiental, adequamos diversos aspectos que, de acordo com nosso conhecimento até então, não gerariam grandes impactos”, diz.

Mesa, bancos, banquetas e vaso feitos com material reutilizado pela empresa (Foto: Arquivo Jornal Metas)

A Latina Confecções

A Latina Confecções está no mercado há mais de 20 anos e é especializada na confecção de peças infantis. sendo referência demercado no atendimento a grandes magazines, como C&A, Renner, Marisa, Riachuelo, Ri Happy, entre outros. Em 2013, lançou sua própria marca, a Minore.  

Informações Jornal Metas