Beleza no cancer

A beleza da mulher vai muito além do câncer

Provavelmente você já enfrentou a situação de alguém da sua família ter câncer. O câncer é nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células. Essas células influenciam invadem tecidos e órgãos, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Entre as mulheres, o câncer de mama é um dos que mais causa sofrimento no Brasil e no mundo, atrás apenas do câncer de pele. Cerca de 28% dos novos casos de câncer em mulheres corresponde à mama, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer.

Por causa disso, no mês de outubro de todos os anos, uma ação social para alertar a sociedade sobre a prevenção contra o câncer de mama é feita, chamada de outubro rosa, voltada às mulheres que sofreram ou podem sofrer desse problema.

Durante o mês todo, várias menções sobre o tema são colocadas à reflexão. Você pode sentir parte dessas reflexões em uma exposição fotográfica, lançada essa semana, que vai até o final do mês:

Exposição fotográfica “A Beleza Além do Câncer

Nesta quarta-feira, 24, um cerimonial de abertura aconteceu para lançar uma exposição fotográfica com fotografias de 11 mulheres feitas pela lente da fotógrafa Nanda Farias. Cerca de 40 pessoas participaram do cerimonial de abertura.

A mostra é promovida pelo grupo As Super Poderosas e recebe o apoio da Prefeitura de Gaspar. Formado por mais de 30 mulheres do Vale do Itajaí e região, o grupo foi criado para as mulheres compartilharem suas experiências.

“Um dia, despretensiosamente, criamos nosso grupo para reunir mulheres que estavam vivenciando a mesma experiência e para que pudéssemos nos apoiar. O objetivo da exposição é de mostrar a beleza da mulher em diferentes fases do tratamento oncológico, apoiar e incentivá-las com exemplos de coragem, fé, bom humor, autoestima e vontade de viver”

Rafaele Vacini, fundadora do grupo As Super Poderosas, que promove a exposição fotográfica.

Mostrar como as mulheres que fazem o tratamento podem levar uma vida normal, apesar das limitações da doença, é também um dos objetivos da mostra. A fotografia pode ser um modo de mostrar tudo aquilo que é mascarado pelo câncer.

E como posso visitar a exposição?

A exposição está aberta ao público no Paço Municipal, na Rua Coronel Aristiliano Ramos, 453, e vai desde o dia 24, até o dia 30 de outubro.

Esta é a segunda edição da exposição, que conta com o apoio da Prefeitura, além de diversas empresas parceiras. Você pode conseguir mais informações com a Rafaele Vancini pelo telefone (47) 98834-3388.

Confira mais conteúdos no seu Guia Município: